Tenossinovite de De Quervain , consiste numa inflamação dos tendões no punho que vão em direção ao dedo polegar. Os tendões afetados são o abdutor longo e o extensor curto do dedo polegar. Trata-se de uma das tendinites mais comuns tratadas tanto por ortopedista quanto cirurgião de mão.

As causas estão relacionadas ao excesso do uso / sobrecarga bem como mobilização repetitiva do punho e mão; posições viciosas prolongadas; além de algumas condições fisiológicas caso de gravidez e puerpério.

As manifestações clínicas incluem dor e edema no punho do lado em que o polegar está localizado; pode ocorrer enrijecimento. Com a progressão do problema, o paciente apresenta dificuldade para segurar objetos que exijam a realização da pinça com o polegar. 

Diagnóstico é feito através do exame físico, podendo, se necessário, utilizar-se de exames de imagem, caso de ultrassonografia.

O tratamento inicial deve ser conservador e consiste em repouso de atividades desencadeadoras dos sintomas. Associa-se uma tala imobilizadora do punho e do polegar. A prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios é geralmente feita. Normalmente, associa-se fisioterapia que auxilia na melhora inflamatória. Nos casos mais resistentes, pode-se realizar a infiltração local com corticóides. Quando a dor persiste após um período de tratamento conservador, ou nos casos graves com comprometimento importante das atividades diárias, a cirurgia de liberação do primeiro compartimento extensor é indicada.

Imagem (http://www.freepik.com”>Designed by Freepik)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *