Dedo em Gatilho é um processo inflamatório da bainha dos tendões flexores dos dedos, de caráter estenosante, que pode causar bloqueio da extensão ativa do dedo acometido. A polia A1 (polia anular localizada na articulação metacarpofalangeana – base dos dedos) é a região acometida no problema.
Paciente normalmente se queixa de travamento do dedo na extensão, que pode ser parcial ou completo, associado ou não a dor local.
Pode ocorrer por tendinopatia ou espessamento da polia (mobilização repetitiva e carga), presença de tumores locais (geralmente cisto sinovial ou gânglios intratendíneos) e doenças sistêmicas (caso de diabetes).
Acomete mais sexo feminino, principalmente entre a 5ª e 6ª décadas de vida. Polegar é o dedo mais acometido.
Diagnóstico é clínico (travamento, quando presente, é facilmente visto no exame físico pelo cirurgião de mão ou ortopedista no exame físico), porém exames de imagem podem auxiliar o diagnóstico de tumorações ou situações que mimetizam o bloqueio tendinoso do dedo, caso de ultrassonografias.
Inicialmente, o tratamento é conservador (exceção ao travamento completo do dedo – grau IV) – medicação anti-inflamatória e fisioterapia; pode-se chegar a realização de infiltação local com corticóides. Caso não haja melhora, pode ser indicado o tratamento cirúrgico, que é a incisão da polia A1.⠀
Imagem ilustrada – www.mayoclinic.org / foto – arquivo pessoal